O Privilégio de um Beijo

Edigles Guedes

Sortia-me em mim o privilégio de um beijo,
Arcaico que fosse — é um beijo assaz e ainda!…
O qual me arrasa o âmago, austero, sem pejo,
E o quarteirão, onde eu resido com minha lida!…

Você sabia que o beijo me devoraria,
Como a Esfinge de Édipo em sua travessia.
— Decifra-me, ou te devoro! — ela diria.
Você, no entanto, com sua avessia,

Far-me-ia perder a calma na lama do rio Tejo.
Tejo, Tejo, onde Pessoa afogou suas lágrimas,
Onde Pessoa surtia efeito de suas mãos heterônimas!…

O que eu digo para ela, Tejo, Tejo, meu Tejo?...
Quais as palavras, palpáveis, que cabem nos lábios
De um coração que nada sabe, mas é enxerido e sábio!…

27-2-2010.

Aquário de Vida

À mercê dos favônios, Bisviver jigajoga, Bajogar a conversa, Retisnar os neurônios… Lida que se renova. Quem me dera essa trela… Fá...