O Amor não Passa de Uma Pobre Cousa

Edigles Guedes

...[um grande amor] não passa duma pobre coisa banal
e incompleta, imperfeita e absurda, que nos deixa
iguais, miseravelmente iguais ao que éramos dantes,
ao que continuaremos a ser.
Florbela Espanca

O Amor não passa de uma pobre cousa banal e incompleta?
De tão sofrido e doloroso sofrer por Amor, cálido
Estou na aparência do dia. A lua, alvadia, atroz e braquígnata,
Uiva seu cântico de queijo coalho. Encontro-me ávido

De sentimentos sublimes de Amor. Espada de dois gumes
É o Amor; ele contigo porfia, vocifera, desgasta.
Desgasta o transitório da garrafa náufraga: que lume!…
O Amor não é de uma pobre cousa absurda e imperfeita?

Não sei se o Amor é imperfeito... Só sei que tem seus defeitos.
E quem não os têm? Atire a primeira pedra. Somos: pé e seta?
Seta que não atinge o alvo do Amor platônico, eleito

Por outro coração amado. Não sei se o Amor é absurdo;
Mas, sei que acalenta o meu pranto, pungindo-me mor lanceta
Na minh’alma infida e lúrida. Sim, o Amor é desabrido!...

9-3-2010.

Aquário de Vida

À mercê dos favônios, Bisviver jigajoga, Bajogar a conversa, Retisnar os neurônios… Lida que se renova. Quem me dera essa trela… Fá...